Clique para ouvir a notícia
A Presidência da Mútua noticiou, na noite da última segunda-feira (05/08), no Clube de Engenharia de Brasília, em evento promovido pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Distrito Federal – AEADF, o lançamento do Projeto de Capacitação Profissional em Fruticultura no Distrito Federal e RIDE-DF.
Com o apoio da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, o evento marca o início de uma série de cursos voltados para a capacitação profissional na área da agronomia, com o objetivo de promover a inovação e a sustentabilidade no setor. O programa inédito tem a intenção de trazer conteúdos que possam dar mais visibilidade a tão importante agronomia brasileira, mostrando todos os modelos de negócios que o agronegócio pode oferecer, e assim, levá-lo a todos os espectadores.
A iniciativa visa não apenas qualificar profissionais para atender às demandas do mercado de frutas, mas também fortalecer a competitividade e a sustentabilidade da fruticultura na região do Distrito Federal e entorno.
Para o presidente da Mútua, Francisco Almeida, construir um projeto para levar capacitações aos produtores rurais, grupos comerciais e associações é uma forma de fomentar a cadeia produtiva da agronomia no Brasil. “Nosso país é um berço de oportunidades no mercado de trabalho para os agrônomos e áreas correlatas e a Rota da Fruticultura chegou trazendo inovações e capacitações importantes que vão estimular os produtores para o cultivo de frutas. Integramos o Distrito Federal, 29 municípios de Goiás e quatro de Minas Gerais, isso quer dizer que temos uma nobre região onde a forma de fazer riqueza, por meio da Rota, está em nossas mãos”, complementou ele.
O projeto é uma parceria da Mútua, com a AEADF, RIDE-DF e o Clube de Engenharia de Brasília.
Vale destacar que hoje, 6 de agosto, já teve início o primeiro curso, focado na Norma Global GAP IFA V6 GFS, que apresenta conteúdos de extrema importância para o setor frutícola.
O evento contou com a participação de importantes figuras do setor, incluindo: Fernando Cezar Ribeiro, presidente do SENAR-DF; Arthur Milhomem – diretor geral da Mútua-DF e presidente do Clube de Engenhari; Celso Machado, 1⁰ vice-presidente do Clube de Engenharia; Luiz Curado, coordenador da Rota das Frutas RIDE-DF; e Frederico Calazans – coordenador da Rota das Frutas da SEAGRI-DF.
Uma outra semente plantada na mesma oportunidade foi o protocolo de intenção para assinatura de posterior Acordo de Cooperação Técnica entre a Mútua e o FAPE/SENAR, de um lado o presidente da Mútua, Francisco Almeida, e do outro o presidente do SENAR-DF, Fernando Cezar Ribeiro.
De mãos dadas os presidentes se unem para levar os benefícios não reembolsáveis da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, aos associados do Sistema FAPE/SENAR/SINDICATOS, assim que se tornarem mutualistas. Entre esses benefícios Francisco Almeida dá destaque ao plano de previdência complementar -Tecnoprev e a plataforma de assinatura eletrônica Mútua Signer que irá proteger e agilizar o dia a dia dos novos associados na assinatura de documentos diversos.
Taís Cerutti – Jornalista/Mútua (com informações da AEA-DF)
André Almeida – Fotos
Guilherme Alencar – Captação e edição de imagens