Clique para ouvir a notícia
Na gestão da Diretoria Administrativa, Carlos Xavier, destaca que o cuidado com os colaboradores também é papel da Mútua
No mês de outubro, o foco é a conscientização sobre o câncer de mama, simbolizado pelo movimento Outubro Rosa, enquanto novembro traz o Novembro Azul, que destaca a saúde masculina, com ênfase no câncer de próstata.
A Mútua realizou, nesta quinta-feira (13/11), uma palestra especial com o médico de família e comunidade Felipe Bruno Santos, para discutir a importância dessas campanhas, trazendo informações valiosas e dicas de prevenção.
Organizado pela Diretoria Administrativa por meio do setor de Gestão de Pessoas, o evento interno reuniu os colaboradores da sede no auditório da Mútua e, via plataforma de videoconferência, as equipes das Regionais.
Para o diretor administrativo, Carlos Xavier, esses momentos são importantes para alertar sobre os cuidados com a saúde e as principais medidas de prevenção. O diretor agradeceu a presença do médico e destacou que também é papel da instituição cuidar de seus colaboradores.
O encontro “Outubro Rosa e Novembro Azul” ressaltou junto ao corpo funcional da Mútua a importância de rotinas de exames e autocuidados para identificar sinais precoces. Além disso, Felipe Santos lembrou que, ao falar em saúde da mulher ou do homem, o referencial é o acompanhamento multidisciplinar, com cuidados em cada ciclo de vida, desde o nascimento até a longevidade.
Durante a palestra, o especialista abordou temas como a prevenção através de hábitos de vida saudáveis, a importância das consultas médicas regulares e o papel fundamental da família no apoio aos pacientes. Os participantes também tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e aprender mais sobre como o diagnóstico precoce pode ser uma chave para o tratamento eficaz.
Felipe Bruno Santos, especialista em medicina de família e comunidade
Além disso, a Mútua reforçou seu compromisso com a promoção da saúde e bem-estar da comunidade, destacando a relevância de sessões informativas como essa. Uma das soluções apresentadas pelo médico foi a necessidade de desmitificar e quebrar tabus relacionados ao exame de próstata, incentivando os homens a buscarem informações e apoio médico sem preconceitos.
A palestra foi um sucesso, com muitos participantes definindo a experiência como educativa e uma forma de refletir sobre como pequenas mudanças no cotidiano podem fazer uma grande diferença. Esse tipo de evento ressalta a importância da informação como ferramenta poderosa na luta contra o câncer, promovendo um ambiente de cuidado e prevenção contínua.
Alline Abreu – Assessoria de Comunicação da Mútua
Fotos: Marck Castro