Clique para ouvir a notícia
A assinatura de um Memorando de Entendimento (MOU) com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) marcou a programação do 1⁰ Fórum de Diretores da Mútua, nessa quarta-feira (29/01). A assinatura representa um importante passo para o fortalecimento institucional e alinhamento estratégico com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O Memorando estabelece as bases para cooperação entre as duas instituições, não tendo caráter juridicamente vinculativo, mas abrindo caminho para colaborações e projetos futuros. As áreas de atuação incluem o desenvolvimento profissional, promoção da empregabilidade e inclusão social, sempre alinhadas com os princípios de sustentabilidade.
“A assinatura deste Memorando representa mais que uma parceria, é um compromisso em buscar soluções inovadoras para desafios históricos, alinhando a Mútua às melhores práticas globais. Reconhecemos a importância dessa parceria, do papel da ONU, do PNUD e de todo o processo conduzido por esses organismos. Quando vemos os 17 Objetivos dos Desenvolvimentos Sustentável, claramente vemos a engenharia, a agronomia e a geociências em todos eles”, destacou o presidente da Mútua, Joel Krüger.
“Quero expressar nossa alegria de estar firmando essa parceria com a Mútua e espero que resulte em muitas projetos e ações concretas. Estávamos ansiosos por fazer esse ato de celebração e darmos início a nossa parceria. Ressalto a importância do papel dos engenheiros, agrônomos e geocientistas e das atividades que realizam para o desenvolvimento sustentável, ajudando para que as metas dos ODS sejam alcançadas no Brasil. Tenho certeza de que vamos produzir muitos frutos que irão beneficiar não só as instituições e seus associados, mas, também, aqueles que mais precisam em nossa sociedade”, comentou Maristela Marques, representante-residente assistente do PNUD, que assinou, junto com o presidente da Mútua, o documento estabelecendo a parceria.
Reconhecido por sua atuação em mais de 170 países, o PNUD promove soluções em áreas como erradicação da pobreza, igualdade de gênero e combate às mudanças climáticas. A parceria reforça o papel estratégico da Mútua no apoio aos profissionais da engenharia, agronomia e geociências, destacando a instituição como referência em inovação e impacto social.
Alline Abreu – Assessoria de Comunicação da Mútua
Fotos: Marck Castro