Clique para ouvir a notícia
Faltando doze dias para o início da nova gestão da Diretoria Executiva da Mútua, os diretores eleitos para o triênio 2024-2027 participam de hoje, 13 de agosto, até a quinta-feira (15), de uma série de reuniões de transição na Sede da Mútua, em Brasília.
O primeiro momento foi marcado pelo encontro entre a Diretoria que finaliza o mandato – eng. agrônomo Francisco Almeida, eng. civil Carlos Vilhena, eng.ª agrônoma Giucelia Figueiredo e geólogo Waldir Duarte – e os diretores em face de iniciar os trabalhos – eng. civil Joel Krüger, eng. eletricista Evânio Nicoleit, eng. civil Edson Kuwahara, eng. florestal Carlos Xavier e eng. civil Emanuel Mota. O atual diretor financeiro Arício Resende não pôde estar presente devido a compromissos em seu estado.
Finalizando sua administração na Mútua, o presidente Francisco Almeida abriu os trabalhos da transição fazendo um panorama dos últimos três anos, projetos implantados e em cursos. “Estamos à disposição da nova Diretoria e teremos as apresentações de cada setor para detalhar os processos e repassar todas as informações”, disse o presidente.
Destacando que o objetivo dos três dias na Mútua é conhecer melhor internamente a instituição, o novo presidente da Mútua, Joel Krüger, ressaltou que a transição será útil e que, a partir do dia 25, a nova Diretoria vai se debruçar com mais afinco sobre as informações repassadas. Krüger ainda afirmou que a cada gestão de uma entidade, ela é entregue um pouco melhor. Dessa forma, a expectativa da próxima Direx da Mútua é avançar ainda mais.
A Diretoria de Benefícios, que até 24 de agosto tem à sua frente Carlos Vilhena, passará a ser conduzida por Evânio Nicoleit. Vilhena reforçou sua disponibilidade em apresentar a área fim da Mútua e em sanar as dúvidas da nova gestão. Nicoleit disse que toda a Diretoria, com a grande experiência de Sistema que os cinco diretores possuem, vai contribuir muito com a Mútua e os profissionais. “Desejo sucesso à Mútua, aos diretores, colaboradores, associados, profissionais e ao Sistema”, ensejou o diretor.
Edson Kuwahara, novo diretor financeiro, disse que a expectativa para o próximo triênio é muito boa, com todos focados em realizar um bom trabalho em prol da comunidade tecnológica.
Já Carlos Xavier, ex-diretor geral da Mútua-RO, trouxe um pouco de sua experiência na Caixa de Assistência para compartilhar na Diretoria Administrativa nacional. Após dois mandatos na condução dessa Diretoria, Giucelia Figueiredo disse se sentir honrada por fazer parte da história da Mútua. “Tudo é um processo de evolução e consolidação de ações. Encerro um ciclo de seis anos,” refletiu ela.
“Conheçam a TI, nosso espaço e a equipe”, convidou o diretor da área, Waldir Duarte, chamando a nova Diretoria para uma visita ao setor. Assim como os demais diretores em final de gestão, Waldir Duarte frisou que um relatório sobre o trabalho da TI será apresentado durante a transição. Quem assume a cadeira é Emanuel Mota, que adiantou uma novidade: a mudança no nome da Diretoria para Tecnologia e Inovação. “Estamos chegando com espírito de muita vontade de realizar e, assim como fiz no Crea-CE, quero fazer um reposicionamento na Mútua”, apontou.
Após esta reunião introdutória, foi aberta a programação de apresentações dos setores começando pelo Gabinete da Presidência, Assessoria das Caixas, Auditoria e Gerência Administrativa. Para este primeiro dia, ainda estão previstas as explanações da Assessoria Jurídica e do setor de Licitações e Compras.
Nos próximos dois dias, a agenda de reuniões inclui as Gerências de Benefícios, Financeira, de Tecnologia, Gerência Geral, Assessoria de Comunicação, Divulga Mútua, Controladoria e Planejamento e Orçamento.
Também participam da transição Rosângela Simonetti, Letícia Almeida e Walace Ferreguetti que farão parte da equipe da nova gestão.
Momento com os colaboradores
No período da tarde, a pedido da nova Diretoria, foi promovido um encontro com os colaboradores para a apresentação dos diretores. Os cinco diretores cumprimentaram os membros da equipe da Mútua, reiterando a importância do trabalho e da parceria entre todos para a melhoria constante da Caixa de Assistência.
Joel Krüger explicou que esse momento com os colaboradores foi solicitado para que todos pudessem conhecer a Diretoria que assume no dia 25. “Fizemos questão de ter esse primeiro contato com o corpo funcional da Mútua, primeiro pelo respeito e cuidado com os colaboradores e por saber da capacidade de todos. No modelo de governança da Mútua, em que de três em três anos muda-se a Diretoria, é normal esse processo e as mudanças, então queremos que todos fiquem tranquilos”, disse o novo presidente.
Com uma gestão compartilhada, contando com a parceria dos colaboradores e uma forte interação com os diretores regionais, presidentes de Creas e conselheiros federais, a Diretoria do triênio 2024-2027 assume com novas perspectivas e projetos para também contribuir com o Sistema Confea/Crea e Mútua.
Alline Abreu e Taís Cerutti – Jornalistas/Mútua
Fotos: Marck Castro
Captação e edição: Guilherme Alencar