Parceria entre Crea-SE e Mútua fortalece a capacitação de conselheiros e o desenvolvimento institucional do Sistema Confea/Crea

Clique para ouvir a notícia

0:00

O primeiro dia do X Encontro de Conselheiros e Servidores do Crea-SE (ESC) foi marcado por palestras estratégicas e diálogos essenciais para o fortalecimento institucional do Sistema Confea/Crea/Mútua. O ESC, promovido pelo Crea-SE, em parceria com a Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea), ocorre até domingo (9) no município de Canindé de São Francisco, no Alto Sertão do estado.

Parceria

Edson Kuwahara, diretor financeiro da Mútua

A décima edição do ESC contou com a participação dos diretores da Mútua Nacional, Edson Kuwahara (Financeiro) e Carlos Xavier (Administrativo). Durante a apresentação, os diretores ressaltaram que iniciativas como o ESC estão alinhadas à estratégia da Mútua de apoiar ações que promovam o desenvolvimento institucional e qualifiquem os representantes do Sistema.

“A Mútua tem entre suas diretrizes o compromisso de contribuir com o fortalecimento do Sistema Confea/Crea, e apoiar eventos como este é um investimento na excelência da gestão e no aprimoramento dos conselheiros, que desempenham um papel essencial na regulamentação e valorização profissional”, destacou Edson Kuwahara.

Carlos Xavier, diretor administrativo da Mútua

Carlos Xavier parabenizou o Crea-SE pela realização do encontro e enfatizou o impacto positivo da capacitação contínua para o aprimoramento da atuação dos conselheiros. “Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais essa parceria institucional, garantindo que os representantes do Sistema tenham o suporte necessário para desempenhar suas funções com ainda mais eficiência e responsabilidade”, afirmou.

Flávio Goes e André Araújo, diretores da Mútua-SE

Os diretores regionais da Mútua-SE, André Luiz (Financeiro) e Flávio Goes (Administrativo), reafirmaram o compromisso contínuo da Mútua com o Crea-SE, destacando a importância da parceria para o fortalecimento do Sistema Confea/Crea. Os diretores parabenizaram o Crea-SE pela realização do X Encontro de Conselheiros e Servidores (ESC), reconhecendo o evento como uma excelente iniciativa para a capacitação dos conselheiros e aprimoramento da atuação do Sistema.

Jorge Silveira, ex-presidente do Crea-SE

A programação contou com a participação do ex-presidente do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira, que ministrou uma palestra sobre a importância e a responsabilidade dos conselheiros no fortalecimento do Sistema Confea/Crea. Com vasta experiência no Sistema, Silveira destacou o papel essencial dos conselheiros na regulamentação, fiscalização e valorização das profissões da engenharia, agronomia e geociências. “O trabalho dos conselheiros vai muito além da análise de processos. Eles são responsáveis por garantir que as atividades da engenharia sejam exercidas de forma ética, segura e em conformidade com a legislação vigente, assegurando a qualidade dos serviços prestados à sociedade”, enfatizou o engenheiro civil Jorge Silveira.

Além da função fiscalizadora e normativa, ele ressaltou que os conselheiros desempenham um papel estratégico no direcionamento das ações do Crea, contribuindo com sua experiência e conhecimento técnico para decisões que impactam diretamente o setor. “O compromisso de cada conselheiro reflete na eficiência e credibilidade do Sistema Confea/Crea. Por isso, é fundamental que estejam capacitados e alinhados às diretrizes institucionais para fortalecer a representatividade da categoria e ampliar o reconhecimento das profissões”, destacou.

 

Texto e fotos: Iris Valéria de Azevedo (Crea-SE)

SIGA A MÚTUA NAS REDES SOCIAIS